08mai
O papel primordial da impermeabilização em imóveis

Uma impermeabilização bem executada é fundamental no resultado final do seu imóvel, prolongando a vida útil da casa ou apartamento. Essa prática é tão importante e indispensável que deve ser decidida antes mesmo do início do projeto e da construção. Umidade na parede ou fungo no teto acontecem devido a não impermeabilização ou por falhas de execução.

Praticamente todos os cantos de um imóvel podem ser acometidos por estes problemas, sendo mais comuns em locais frios como banheiro, cozinha e área de serviço, que possuem instalação hidráulica. Além disso, janelas e portas mal posicionadas e não vedadas ajudam no processo de infiltração, pois permitem que a água da chuva consiga passar para o lado de dentro de casa através das frestas.

A infiltração também pode causar bolhas na parede, ocasionar manchas, estragar a pintura e até mesmo causar descolamento do piso e do revestimento.

Toda essa dor de cabeça pode ser evitada com uma única atitude, investir, ainda na construção, em impermeabilizantes de boas marcas.

Vale ressaltar que para uma ótima impermeabilização, é necessária a aplicação das técnicas e produtos desde a fundação. Esse processo deve ser realizado igualmente nas superfícies externas, como nas argamassas de revestimentos e rebocos, assim como nas de supraestrutura, como lajes, pilares e vigas, além das áreas com instalações hidráulicas.